quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Lian Gong

O Lian Gong (pronuncia-se Lian Kung) em 18 terapias é uma técnica que une a medicina terapêutica chinesa e cultura física, que para os chineses significa: o fortalecimento harmonioso do corpo, permitindo o pleno funcionamento e utilização dos músculos, tendões e ossos.O Lian Gong em 18 Terapias foi desenvolvido na China, Shangai em 1974 pelo médico ortopedista Dr. Zhuang Yuen Ming. Surgiu como um dos primeiros sistemas de prática corporal que, mantendo como base as milenares artes corporais chinesas, incorporava também os modernos conhecimentos da medicina ocidental. Essa técnica foi escolhida pelo governo chinês como uma das técnicas a serem amplamente divulgadas para a população devido aos grandes benefícios resultantes de sua prática.No Brasil, o Lian Gong foi introduzido em 1987 pela professora de filosofia e artes corporais orientais Maria Lucia Lee.Em 1994 foi criada a Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias - Vida em Harmonia, filiada à Shangai, com o objetivo de difundir e aperfeiçoar o seu ensino.O Lian Gong compõe-se de duas partes, a primeira trata de desequilíbrios e dores no corpo e previne o seu aparecimento; a segunda trata as tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, assim como as dores nas extremidades das articulações, prevenindo igualmente o aparecimento dessas disfunções.PARTE 1: Prevenção e tratamento de dores no pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos e pernas.PARTE 2: Prevenção e tratamento de dores nas articulações dos membros superiores e inferiores, de tenossinovites e desordens funcionais dos órgãos internos.A execução das 6 séries do Lian Gong tem a duração de 24 minutos. Os exercícios são simples, acessíveis a pessoas de todas as idades e podem ser realizados em qualquer lugar sem necessidade de roupas especiais ou de equipamentos.Lian Gong é o trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico, com o objetivo de transformá-lo de fraco para forte e de doente para saudável.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

flexibilidade,velocidade,agilidade,força,aeróbica,anaeróbica e resistência muscular

Flexibilidade:A flexibilidade apresenta várias definições, a saber: é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento adequada e flexível e facilmente flexionada sem tendência para se romper.De acordo com CORNU, MAIETTI E LEDOUX (2003), a flexibilidade é avaliada ao testar o ângulo articular passivo (rigidez articular passiva) e o ângulo articular alcançado pela contração (rigidez articular ativa), mediante amplo alcance de movimento. flexibilidade refere ao grau de mobilidade passiva do corpo com restrição própria da unidade músculo-tendínea ou de outros tecidos corporais. Ela tem sido mensurada pelo alcance do movimento articular e sua alteração tem sido acreditada originar-se da rigidez do tecido.

velocidade:HOLLMANN, citado por BARBANTI (1996, p. 68) define velocidade como a "máxima rapidez de movimento que pode ser alcançada". "Velocidade é a capacidade, com base na mobilidade dos processos do sistema nervo-músculo e da capacidade de desenvolvimento da força muscular, de completar ações motoras, sob determinadas condições, no menor tempo. Velocidade é a capacidade de executar ações motoras de maneira mais rápida possível, em determinadas capacidade psicofísica que se manifesta por completo em ações motrizes, onde o rendimento máximo não seja limitado pelo cansaço.A velocidade é dividida em: velocidade de reação, velocidade de movimentos acíclicos, velocidade de locomoção (máxima) e velocidade de força (BARBANTI, 1996). Para WEINECK (1991), a velocidade se divide em: velocidade de reação, velocidade acíclica e cíclica e velocidade de deslocamento. Velocidade de reação é o tempo gasto entre a resposta (movimento) muscular e o estímulo ou sinal recebido pelo organismo (STEINBACH, citado por BARBANTI, 1996). Para GARCIA, MUIÑO e TELEÑA (1977), é a resposta inicial a um estímulo, começo do movimento. Para BARBANTI (1996), velocidade de movimentos acíclicos é a rapidez dos movimentos com mudanças de direção, também conhecida como agilidade; velocidade de locomoção é conhecida como velocidade máxima ou velocidade de sprint, isto é, a velocidade máxima que pode ser empregada em qualquer movimento; velocidade de força é a capacidade de executar movimentos rápidos contra resistências específicas.

Agilidade:A agilidade se refere à capacidade do atleta de mudar de direção de forma rápida e eficaz, mover-se com facilidade no campo ou fingir ações que enganem o adversário a sua frente" (BOMPA, 2002, p. 51). Segundo RIGO (1977), agilidade é a movimentação do corpo no espaço, ou seja, movimentos que incluam trocas de sentido e direção. Para BARBANTI, é a "capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção". a agilidade é "uma variável neuro-motora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo corpo ou parte dela".equilíbrio, força, coordenação e resistência são componentes necessários da agilidade, muitas definições colocam a agilidade como inserida na velocidade, diferenciando-se apenas quanto às mudanças de direção.A agilidade no futebol é a habilidade para mudar os movimentos o mais rápido possível frente a situações imprevisíveis, tomando rápidas decisões e executando ações de modo eficiente.Treinamento da agilidade"A agilidade desenvolve-se por meio de exercícios que exigem uma inversão rápida dos movimentos com participação de todo o corpo. Para os jogadores de futebol, o treinamento da agilidade é ótimo para melhorar os níveis de habilidade.O treinamento da agilidade, durante a pré-temporada, deveria ser realizado de duas a três vezes por semana e, durante a temporada, uma ou duas vezes por semana.

Força:o treinamento de força como essencial no desenvolvimento do indivíduo, pois se não estimulados quando jovens, talvez não alcance seu capacidade potencial de desempenho. Weineck coloca que, o treinamento de força deve ser realizado em todas as faixas etárias respeitando sempre as cargas adequadas à cada idade, até porque a criança e o adolescente tem menor capacidade de suportar carga.Estudos realizados nos Estados Unidos com vários grupos de pré-adolescentes utilizando programas variados, inclusive adaptados para faixa etária, demonstrou um ganho de força considerável naqueles que adotaram uma média duração e intensidade, freqüência e técnicas de execução relativas ao treinamento de adultos,que situa a faixa etária estudada como propícia ao treinamento de força, já que nesta fase existe um aumento de força natural, estes treinamentos devem sempre evitar a sobre carga atuando sobre a coluna vertebral. Esta sobre carga na coluna vertebral deve ser evitada, pois podem causar alterações negativas.

Aeróbica:aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.Em sentido estrito, chamamos de Ginástica aeróbica as atividades físicas caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as juntas, movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, quase sempre acompanhados de música, e que produzem um aumento metabólico e uso de substratosbenéfico ao organismo.Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume muscular na medida do tempo . Geralmente são exercícios em que não há uma exaustão por acúmulo excessivo de ácido láctico, onde o consumo de oxigênio pelo músculo é proporcional, e que por conseguinte o ganho anabólico é menor quando comparamos com os exercícios anaeróbios.Os exercícios aeróbicos usam grandes grupos musculares ritmicamente e continuamente, e elevam os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo. Pense no exercício aeróbico como sendo longo em duração e baixo em intensidade. Dentre algumas das atividades aeróbicas mais comuns estão: andar, correr, pedalar e remar. Aeróbica significa com ar ou oxigênio. Você deve ser capaz de conversar um pouco durante o exercício aeróbico se sentir vontade. Se você está tendo grandes dificuldades de falar enquanto estiver fazendo a atividade, tendo que puxar e expirar o ar com esforço, você provavelmente está fazendo uma atividade anaeróbica.

Anaeróbica:A habilidade de um indivíduo para executar um exercício está baseado em sua habilidade de processar a devida energia necessária para o exercício. Essa energia pode ser de curta ou longa duração, dependendo da atividade física.exercícios de curta duração que requer energia proveniente do sistema anaeróbico. Embora a contribuição aeróbica seja maior do que a esperada; esses tipos de exercícios são tipicamente denominados de Sistema Metabólico Anaeróbio.Tradicionalmente, exercícios anaeróbicos consistem de vários tipos diferentes de atividades, desde levantamento de pesos até corridas curtas, nos quais a distribuição de oxigênio não é um fator que limite na execução dos exercícios.Definitivamente, exercícios estimula o sistema fisiológico do corpo à adaptações, aumentando a resistência para a execução de exercícios físicos. Programas específicos de preparação física pode focalizar uma grande variedade da abilidade físicas. Desde um atleta preparando-se para executar um único levantamento de peso ou correr uma ultra-maratona.Um dos básicos aspéctos da maioria dos exercícios físicos está relacionados ao melhoramento da abilidade do corpo em ganhar energia para executá-los. Muitas vezes nós tentamos combinar o sistema metabólico do esporte com o estímulo do programa de treinamento. Enquanto isso pode ser uma simplificação de um processo complexo, das salas de musculação para as pistas de corridas, os exercícios físicos são usados para aumentar a quantidade de energia disponível no organismo e sua utilização pelo mesmo. Uma maneira básica pra entender como o corpo utiliza sua energia é fundamental para o desenvolvimento de específicas atividades físicas.

Resistência Muscular:É o tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado exercício ou capacidade de manter a capacidade contrátil do músculo, É a capacidade de realizar um esforço muscular de média intensidade, variando de 30 a 50% da força máxima, durante um tempo relativamente longo com numerosas repetições um regime cardíaco superior a 150bpm. A crescente demanda pelo treinamento contra resistência(musculação) tem incentivado a procura de parâmetrosbem estabelecidos para a prescrição dos exercícios, otreinamento contra resistência seja parte integrante de umprograma de aptidão física para adultos1 e idosos2. Suasrecomendações incluem pelo menos uma série de oito a 10exercícios para os principais grupamentos musculares, comfreqüência de duas a três vezes por semana. Cada exercíciodeve ser executado com oito a 12 repetições, sendo que,para os mais idosos e frágeis, 10-15 repetições talvez sejammais apropriadas1. Em posicionamento recente sobremodelos de progressão do treinamento contra resistência.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Treinamento

O que entender quando ouvimos a palavra treinamento?
O primeiro contato com a palavra soa familiar, mas, na realidade, é um conceito absolutamente abstrato ou extremamente simplista.
Para os leigos em esporte, principalmente àqueles que passaram um bom tempo de suas vidas como sedentários convictos, a palavra treinamento não abre uma perspectiva sobre o que é de fato o condicionamento físico e dúvidas simples começam a aparecer. Quem já não teve curiosidade de saber a resposta de perguntas como:
- como correr durante dez minutos pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa?
- porque necessariamente precisa-se correr?
- qual é a diferença entre correr e andar se a distancia percorrida é a mesma?
- porque em determinadas situações é melhor correr se quando andamos permaneceríamos mais tempo nos exercitando para a mesma distância alcançada?
- o que levantar pesos irá mudar nas minhas atividades diárias?
- qual deve ser o limite do exercício para este ter efeitos benéficos? Começar a transpirar, começar a sentir-se o cansado, permanecer sob esforço confortável ou chegar a exaustão completa?
Essas e muitas outras perguntas motivaram a criação desta fonte de conhecimento que nosso sítio na Internet pretenciona ser, mas, em tempo, são perguntas que qualquer pessoa gostaria que fossem respondidas assim que se pensa em iniciar uma atividade física regular. Essa incógnita sobre como realizar um condicionamento, que resultados buscar dentro do treinamento e os efeitos na vida diária que a rotina de exercícios irá criar desafia alguns recem-esportistas, desestimula outros e mantêm uma população importante realizando esforços físicos além de suas capacidades reais, tornando o exercício praticado em um mero esforço físico esporádico, sem perspectivas de melhora de desempenho e com riscos para a saúde.
É muito importante diferenciar um esforço físico esporádico de um treinamento para obter um melhor condicionamento físico, principalmente porque o primeiro predispõe o indivíduo a riscos importantes, ao contrário do treinamento visando um melhor condicionamento físico, que é capaz de modificar a qualidade e até mesmo a quantidade de vida.
Quem já praticou esportes tem uma idéia do que é um treinamento, mas normalmente esta idéia se limita ao conceito de sobrecarga. O conceito de sobrecarga nada mais é do que a suposição de que realizando uma determinada quantidade do esforço, além da capacidade física disponível, fará com que o organismo se adapte, e como resultado desta adaptação, realize o desempenho desejado.
A sobrecarga não deixa de ser um método de treinamento, mas ela sozinha não é um treinamento. O organismo não é cartesiano o suficiente para suportar cargas programadas de acordo com a volição do praticante. Diante disso, devemos estar atentos ao sinais e sintomas de que o estímulo físico está suficiente, insuficiente ou exagerado. Vale lembrar que o estímulo insuficiente não leva à carga ou volume de trabalho que se quer realizar, mas que o aumento indiscriminado deste estímulo leva a uma condição mais séria, da qual falamos na última edição: a síndrome do Overtraining.
Neste rápido bate-bapo chegamos a duas conclusões: a primeira é de que é necessário um plano de exercícios quando queremos realizar uma atividade física, mesmo quando esta é humilde no quesito resultados desejados, e principalmente nela porque o exercício esporádico mal orientado, mal direcionado e mal acompanhado (quando há acompanhamento) tende a ser perigoso para a saúde. Também para os atletas de alto rendimento, ou para aqueles que almejam ter performance semelhantes aos atletas em destaques na mídia é muito importante programar um treinamento para se evitar os efeitos mais nefastos do excesso de treinamento: as lesões esportivas por desgaste (isso sem falar no desempenho, porque este é o primeiro a ser afetado).
Na penúltima edição falamos sobre a desejada supercompensação, que é o aumento da capacidade de realizar um determinado trabalho gerada pelo organismo através de adaptações em resposta ao stress físico que o corpo foi submetido. E para permitir que essa supercompensação exista e se processe sem interrupção é necessário que um profissional habilitado e capacitado analise a rotina do aluno, dos hábitos de vida diários à performance esportiva, para poder realizar um treinamento que contemple a tríade (estímulo, nutrição e descanso), a aptidão natural do aluno e a disponibilidade de tempo deste tentando alcançar desta maneira o resultado esperado.
Como podemos ver, o treinamento é em verdade muito mais complexo do que podemos supor após um exame rápido. O treinamento desportivo, que faz jus a expressão, é tão somente o resultado da análise cuidadosa de fatores genéticos, disponibilidade de tempo, recursos nutricionais, horas de sono, série de exercícios, condições de treinamento, horário de treinamento, número de seções de treinamento e resultados esperados. A análise dessas variáveis irá gerar uma planilha que contemple estes fatores para que todos trabalhem em sinergismo buscando o resultado esperado, ou o mais próximo possível deste. E quem poderia cuidar de todos estes aspectos para o esportista? O mais correto seria perguntar quem em que momento. O treinamento desportivo, desde o momento de sua prescrição deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional para que o melhor atendimento seja oferecido. O começo deste "namoro" com o esporte deve se dar no consultório médico, onde este irá avaliar o estado geral de saúde para orientar e minimizar os riscos de lesões ou incidentes por abuso do organismo. Se tudo estiver bem, o próximo passo será procurar o educador físico ou treinador pessoal que faça uma planilha de treinamento de acordo com os dados obtidos do consultório médico, as metas do novo aluno e a avaliação que ele irá realizar das capacidades físicas deste. No caso de alguma patologia, por exemplo doenças musculares, o caminho é o do fisioterapeuta, que irá realizar a melhor conduta de reabilitação para deixar o paciente o mais próximo de iniciar o treinamento em busca de sua meta desejada. Por último, e tão importante quanto os outros profissionais, a nutricionista irá prescrever uma dieta que permita com que o proto-atleta melhore seu desempenho esportivo, alcance suas metas estéticas e aprenda a se alimentar para gozar de boa saúde.
Neste momento eu os convido a meditar sobre duas escolhas possíveis: treinar ou se esforçar periodicamente.